Acessos mais acessíveis ao Castelo de Palmela - VIATURISTA Acessos mais acessíveis ao Castelo de Palmela - VIATURISTA
Acessos mais acessíveis ao Castelo de Palmela

Acessos mais acessíveis ao Castelo de Palmela

99

As obras que estão a decorrer no Castelo de Palmela, preparam percursos acessíveis que vão melhorar as condições de acesso àquele  monumento, que anualmente  regista milhares de visitantes.

Os trabalhos têm como objetivo central tornar as áreas de visitantes, mais acessíveis, em especial a pessoas com mobilidade condicionada, através da eliminação de barreiras arquitetónicas nos percursos existentes e da criação de novos percursos que proporcionem perspetivas e leituras novas sobre o Castelo e sobre a paisagem envolvente, de forma integrada e contextualizada.

Estão a ser criados três percursos: o primeiro liga as duas plataformas principais do monumento, a poente, junto ao estacionamento de chegada à pousada e à Igreja de Santiago e, a nascente, a área da Praça de Armas com o circuito pelo núcleo museológico localizado nas galerias, pelo caminho de ronda sobre a muralha que percorre toda a leitura de paisagens a sul, a nascente e a norte, abrangendo as ruinas arqueológicas escavadas, a guarita e o heliógrafo.

O segundo percurso nasce junto ao acesso à pousada, através de uma escada rampeada, que garante um percurso acessível à Igreja de Santa Maria. O terceiro percurso inicia na praça de interseção junto ao poço da cisterna e prossegue para poente e sul, permitindo um circuito acessível à área da Casa Hermenegildo Capelo.

A empreitada abrange a construção de rampas e plataformas metálicas, a substituição parcial de alguns pavimentos nas áreas dos percursos pedonais, tornando-os mais confortáveis, seguros e adequados às/aos visitantes, a reorganização da área de estacionamento, para acolher lugares dedicados a cidadãs/ãos com mobilidade condicionada e a redefinição das áreas verdes, dotando-as de espécies autóctones, estabelecendo uma relação de continuidade com a paisagem circundante.

Share this:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.