As companhias aéreas já se preparam para o desafio que vai ser o transporte de vacinas muito sensíveis à temperatura, para ataque ao Covid 19, ensaiando procedimentos e instalando equipamentos nas aeronaves.
A Air France – KLM, companhias que detém uma larguíssima experiência no transporte de medicamentos e vacinas, em condições de temperatura controlada, que já ensaiam a operação, no hub da KLM em Amsterdão.
As vacinas desenvolvidas pela Pfizer e Moderna ainda não receberam a aprovação final, mas os fabricantes já trabalham com as companhias de logística, enquanto aguardam pela luz verde, para avançar com o transporte.
O controlo da temperatura (-80 Celsius e -20 C) é uma dificuldade que as transportadoras esperam conseguir ultrapassar, mas a dimensão da frota, preparada para voar nas condições exigidas, é outro fator que está a obrigar a importantes adaptações em aeronaves específicas.
Entretanto as companhias aéreas estão a alertar os governos, para as restrições às viagens, medidas que podem dificultar a resposta imediata e necessária para a distribuição das vacinas, já que cerca de 45% da carga global, é normalmente transportada nos porões dos aviões de passageiros.