CAL Jazz Collective em Loulé no International Jazz Day - VIATURISTA CAL Jazz Collective em Loulé no International Jazz Day - VIATURISTA
CAL Jazz Collective em Loulé no International Jazz Day

CAL Jazz Collective em Loulé no International Jazz Day

252

A Mákina de Cena, estrutura artística sediada em Loulé, volta a integrar as comemorações oficiais da UNESCO com os CAL Jazz Collective, desta vez com um trio que integra dois novos elementos, João Campos Palma e Filipe Sequeira.

O concerto acontece no dia 30 de Abril, às 19 horas, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé. No Dia Internacional do Jazz, um trio de luxo baseado no Algarve revisita o cancioneiro norte-americano. Dos standards da Broadway passando pelo Bebop de Charlie Parker até às estéticas mais contemporâneas, o público será envolvido numa viagem conduzida pelo acordeão de João Palma, associado à secção rítmica composta por Marco Martins, no baixo, e Filipe Sequeira, na bateria.

CAL (Central ALgarve) Jazz Collective é um colectivo de músicos profissionais de Jazz (na sua maioria oriundos ou residentes no Algarve), formado em Loulé em 2021, com direcção artística de Marco Martins e produção da Mákina de Cena.

Tendo como objectivo agregar vários artistas ligados ao Jazz e ao Algarve, todos eles já com um percurso estabelecido nacional e internacionalmente, o CAL reflecte na sua música a maturidade e vivências dos seus membros, que neste “espaço” valorizam a composição, a interpretação, o arranjo de standards e o cruzamento de saberes e linguagens.

De formato aberto, este colectivo pretende a rotatividade e/ou inclusão de novos músicos e convidados, de forma a criar e fortalecer os laços e sinergias entre eles, adaptando-se a cada desafio e criação e renovando-se a cada projecto.

Pretende-se assim dar lugar a uma estrutura profissional de Jazz, sediada em Loulé, dedicada à criação, interpretação, formação e agregação entre músicos, que preencha o espaço existente nesta área do Algarve Central e do Sotavento Algarvio, e que, sempre que possível, trabalhe em parceria com as estruturas da região.

UNESCO International Jazz Day: Em novembro de 2011, a UNESCO designou oficialmente o dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, a fim de destacar o jazz e o seu papel diplomático na união das pessoas pelo mundo inteiro. Todos os anos, nesta data, esta forma de arte internacional é reconhecida por promover a paz, o diálogo entre culturas, a diversidade e o respeito pelos direitos humanos e a dignidade humana; por contribuir na erradicação da discriminação e promover a liberdade de expressão, reforçando o papel da juventude na promulgação da mudança social.
Rua Gonçalves Zarco, 11-13 8100-698 Loulé | geral@makinadecena.com | +351 928 120 414

Ficha Técnica:

João Palma – Acordeão
Marco Martins – Baixo / Direcção Artística
Filipe Sequeira – Bateria
Produção – MdC Jazz / Mákina de Cena
Apoios – Câmara Municipal de Loulé/ Cine Teatro Louletano
Mais informações: geral@makinadecena.com | 964 889 323 (Carolina Santos)

Share this:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.