Home | GASTRO & VINHOS | Receitas | Crepes com Frutos Vermelhos
Crepes com Frutos Vermelhos
Crepes com Frutos Vermelhos

Crepes com Frutos Vermelhos

Reza a história que os crepes são originários da região francesa da Bretanha. Lê-se em escritos antigos, que a criação dos crepes na Bretanha, inicialmente chamados de “galettes”,  remonta ao século XII, quando o trigo-mourisco foi introduzido naquela região.

Os crepes como são conhecidos hoje, só apareceram no final do século XIX, quando a farinha de trigo e o açúcar ganharam mercado, o que deu origem a uma folha de crepe macia, confecionada nos conventos, com ovos, leite e manteiga.

RECEITA DE CREPES COM FRUTOS VERMELHOS

Crepes deliciosos para começar bem o dia!

Porções 12 crepes
Tempo de preparação: 20 minutos

Ingredientes

1/4 de chávena de manteiga (60 ml)

Massa do crepe:

1 1/2 chávena de leite (375 ml)
250 ml de farinha (1 Chávena)
45 ml de açúcar (3 colheres de sopa)
30 ml de raspas de laranja (2 colheres de sopa)
15 ml (1 colher de sopa) de rum ou licor cítrico (tipo Grand Marnier) (opcional)
5 ml de baunilha (1 colher de chá)
3 ovos

Preparação

Coloque os ingredientes para a massa no copo da batedeira. Misture durante cerca de 45 segundos, até obter uma preparação suave. Numa frigideira antiaderente de 20 cm, derreta um pouco de manteiga em fogo médio. Despeje cerca de 60 ml (1/4 xícara) de massa do crepe, espalhando em todas as direções para cobrir o fundo adequadamente. Deixe durante 1 a 2 minutos de cada lado, até que o crepe esteja dourado. Deixe arrefecer. Repita o mesmo para o restante conteúdo.

Servir ao natural:

Logo que os crepes estejam prontos e ainda meios quentes, distribua-os por pratos de papel ou de louça, dobrados em quatro, aplique o doce de frutos vermelhos arrefecido (ver receita abaixo). Pode servir acompanhado por exemplo, por uma bola de gelado, para intensificar os sabores.

Congelar ou conservar:

Deixe arrefecer durante 1 hora à temperatura ambiente. Empilhe os crepes separando folha a folha com papel de manteiga entre eles. Coloque em sacos de congelação. Retire o ar e sele. Estes crepes podem manter-se congeladas durante 2 a 3 meses.

Descongelar e servir:

Se desejar, prepare a compota de frutas vermelhas (ver receita abaixo). Numa tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, coloque oa crepes congelados sem sobrepor muito. Cubra com papel alumínio. Reaqueça no microondas durante 2 a 3 minutos na posição “grill”. Sirva com o doce de frutos vermelhos.

Para acompanhar:

Doce de frutos vermelhos

Misturar numa taça de vidro, plástico ou metálica, 80 ml (1/3 chavena) de xarope de bordo (ácer) com 1 pau de canela, 15 ml (1 colher de sopa) de sumo de limão e 15 ml (1 colher de sopa) de amido de milho. Misture 250 ml (1 chavena) de framboesas fescas ou congeladas e 250 ml (1 chavena) de mirtilhos frescos ou congelados. Deixe ferver em fogo médio/baixo, durante 2 a 3 minutos.

Receita e imagem: Je Cuisine

Share this:

About REDAÇÃO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

www.podopharm.pt
Translate »