Cresce a tendência de férias em caravana ou autocaravana - VIATURISTA Cresce a tendência de férias em caravana ou autocaravana - VIATURISTA
70% dos consumidores faria férias em caravana ou autocaravana

Cresce a tendência de férias em caravana ou autocaravana

435

O estudo do OLX sobre a procura e oferta de caravanas e autocaravanas em Portugal, um inquérito baseado em dados retirados daquela plataforma, conclui que 70% dos consumidores, faria férias em caravana ou autocaravana.Impulsionada pela pandemia, esta é uma tendência que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Com base nos dados gerais da plataforma, o OLX verifica que a procura por caravanas, autocaravanas e serviços relacionados aumentou 29% em 2022, até abril, comparativamente ao período homólogo do ano passado. Relativamente à oferta deste tipo de veículos e serviços, verifica-se também um aumento de 74%, face a 2021.

Atualmente, observa-se que uma grande maioria dos consumidores está disponível para desfrutar das suas férias numa caravana ou autocaravana (69%), de acordo com o inquérito aplicado a 1.194 utilizadores do portal OLX. A possibilidade de alugar uma caravana ou autocaravana é uma opção viável para 66% dos inquiridos, sendo que 34% considera que a compra de um veículo desta tipologia traz mais benefícios.

«A pandemia fez disparar a procura por caravanas e autocaravanas em Portugal nos últimos anos. Cada vez são mais as pessoas que investem em formas flexíveis de viajar e apostam na opção do turismo ao ar livre. Neste momento, 43% dos consumidores inquiridos prefere estar de férias numa caravana ou autocaravana, em vez de hospedar-se num resort com tudo incluído, apanhar banhos de sol na praia ou piscina, entre outras opções de férias tradicionais», explica Sebastiaan Lemmens, Diretor Geral do OLX Portugal.

Economizar nas viagens de férias em família (42%), incentivar o turismo improvisado e itinerante (33%) e a facilidade de transportar os animais de estimação (7%) são destacadas também pelos utilizadores como as principais vantagens de viajar numa caravana ou autocaravana. Quanto às regiões eleitas pelos consumidores, 34% responde que optaria pelo sul do país e 25% escolheria aventurar-se pela Europa com estes veículos.

No geral, de janeiro de 2021 a abril de 2022, a procura por caravanas e autocaravanas centra-se sobretudo em Lisboa (33%), Setúbal (16%) e Braga (9%). No caso da oferta de veículos desta tipologia, esta está em linha com a procura, concentrando-se particularmente em Lisboa (33%), Setúbal (15%) e Braga (9%).

Share this:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.