O Governo Português está a desaconselhar “viagens para destinos fora do espaço europeu, para destinos exóticos e sem ligações frequentes ao país”, recomendando aos portugueses que para já, façam férias em território nacional.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), publicou hoje no Portal das Comunidades, o “Flyer – Viagens ao Estrangeiro“, dirigido aos portugueses, com recomendações para quem pretende viajar em férias ou por motivos profissionais, com informação sobre “os cuidados que devem ter na preparação da viagem, o que devem saber para a efetuar, que constrangimentos pode encontrar, como superá-los, que apoios pode obter junto da rede consular e o que não constitui obrigação do Estado”.
O contexto da atual pandemia reforça a necessidade de fazer uma correta avaliação antes de iniciar uma viagem. Se entender sair de Portugal, deverá considerar os seguintes aspetos na escolha do seu destino:
- 1.Segurança sanitária:
Conheça a situação epidemiológica e a cobertura de cuidados de saúde no país de destino; - 2.Presença consular de Portugal:
Conheça as ligações e a cobertura da rede consular portuguesa no país de destino; - 3.Regresso a Portugal:
Confirme que conseguirá regressar de forma rápida e imediata em caso de necessidade.
Tenha ainda em atenção a existência de contratos, seguros e outros meios de garantir a segurança durante as suas deslocações. Conheça e respeite as regras de segurança e comportamento dos países que visita. Previna-se, mesmo em deslocações para reuniões familiares, aconselha o MNE.
Este Flyer acrescenta ainda outras recomendações, para quem pretende viajar, sobre as informações prévias à viagem, sobre normas e estado sanitário no destino, sobre o registo do viajante na app específica, o gabinete de emergência consular, ou consulados da UE, a contatar quando não exista serviço consular nacional, no destino.