Dez Dicas para adaptar um alojamento aos novos nómadas - VIATURISTA Dez Dicas para adaptar um alojamento aos novos nómadas - VIATURISTA
Dez Dicas para adaptar um alojamento aos novos nómadas

Dez Dicas para adaptar um alojamento aos novos nómadas

1478

Fazer as malas e descobrir o mundo sem ter de tirar férias é um tipo de vida com que as almas viajantes sonham há muito, algumas serão mesmo capazes de o tornar realidade, se encontrarem condições mais atrativas e acolhedoras.

A hospitalidade deu uma volta de 360 graus. A rápida adoção do teletrabalho tornou possível a um maior número de pessoas realizar o sonho de viver e trabalhar a partir de qualquer lugar.

Viajantes de todos os tipos lançaram-se a experimentar este novo estilo de vida: famílias, casais seniores, grupos de amigos, solteiros… Mas as suas preferências na escolha de um alojamento são muito diferentes das de um turista tradicional, sendo a principal delas que muitos deles querem estadias mais longas e passar mais tempo no alojamento.

De acordo com um inquérito realizado para a Airbnb*, para 2021 os viajantes portugueses estão a olhar para um grupo de destinos domésticos em áreas rurais e de praia na Airbnb em Portugal, mostrando que talvez haja um afastamento em relação às épocas tradicionais de férias, e uma preferência por destinos escapadinhas de férias ao longo de todo o ano.

Se a dinâmica das estadias e a duração mudarem, os alojamentos também devem mudar. Por conseguinte, a plataforma Airbnb juntou-se a Guille García-Hoz, designer de interiores e influenciador, para conhecer todos os segredos que farão com que qualquer alojamento possa atrair os novos perfis de nómadas digitais.

Cada vez mais pessoas oferecem e procuram estadias longas e os conselhos de Guille podem ser muito válidos para aqueles que querem adaptar um anúncio ou juntar-se a esta revolução no mundo das viagens, tornando-se anfitriões.

“Transformar um alojamento num lar é a chave para atrair os novos nómadas digitais. É por isso que todas as minhas dicas se concentram em que os hóspedes passem de simples apartamentos turísticos a espaços ideais para estadias longas”, afirma Guille García-Hoz, designer de interiores e influenciador. “Este é um bom momento para fazer uma revisão geral dos alojamentos, recomendaria que os anfitriões parassem, olhassem e pensassem no que lhes acrescentariam se fosse a sua residência principal”.

Dez conselhos para adaptar o seu alojamento a estadias de longa duração

1- Serviço de loiça bonito

Embora possa não parecer, uma boa loiça torna a vida mais agradável, comemos três vezes por dia e é importante que o façamos com acessórios de que gostemos. Não tem de ser um serviço de loiça caro, há opções de todos os tipos, cores e preços, e pode mesmo encontrá-los em mercados de rua. Mas tenha cuidado! Se forem velhos, certifique-se de que não são escamosos e não se esqueça de ter um serviço extra para hóspedes inesperados.

2- Muita luz! E uma iluminação quente

Num alojamento de fim-de-semana, os hóspedes pedem coisas diferentes do que em alojamentos de longa duração. Estarão em casa mais tempo e isso implica muitas coisas, mas uma das mais importantes é a iluminação. As mais adequadas para trabalhar, cozinhar, ler ou limpar são as luzes quentes.

3- Livros e jogos para se divertir muito

Por falar em leitura! Para além dos típicos guias da cidade, é aconselhável deixar livros de leitura ou jogos de tabuleiro, tais como os que normalmente se encontram em casas de habitação. Desta forma, os hóspedes podem sentir-se em casa, quer estejam com a família ou à procura de um momento relaxante para esquecerem tudo com um bom livro.

4- Espaço de armazenamento

Deixar espaço nas prateleiras, ter armários e algum espaço de armazenamento extra é algo que os anfitriões apreciarão quando reservarem uma estadia longa. É importante que tenham espaço extra onde possam guardar as suas coisas e bagagem sem qualquer problema.

5- Essencial para nómadas digitais: espaço de trabalho

Se há uma coisa que caracteriza os nómadas digitais é o teletrabalho. E há alguns detalhes que não devem ser esquecidos: que a cadeira é confortável e de preferência com rodas, dispor de um candeeiro flexível e outros objetos de secretária. Se o alojamento não tiver um canto funcional, é muito fácil adaptá-lo comprando uma bela secretária dobrável, há centenas de opções!

6- Mobiliário confortável para todo tipo de viajantes

Além de bonito, o mobiliário deve ser confortável, especialmente para estadias longas. O objectivo é que os hóspedes possam relaxar no alojamento e sentir-se em casa. Pergunte-se: o colchão é confortável? É agradável estar deitado no sofá? Existem almofadas de diferentes espessuras? Tudo é acessível na casa?

7- Acessórios acolhedores para sentir-se em casa

Para que um alojamento se torne um lar onde os hóspedes desfrutem de estadias maravilhosas, é preciso cuidar dos detalhes. Acessórios acolhedores como cobertores quentes ou um aquecedor extra para o Inverno e uma ventoinha para o Verão é um must.

8- Uma boa ligação à Internet é uma obrigação

Uma boa conexão é sempre essencial, mas agora é um dos requisitos essenciais que qualquer alojamento deve satisfazer, mais do que nunca. Aumentar a capacidade se necessário, colocar repetidores e garantir que o código de acesso está escrito num lugar claro e acessível.

9- Eletrodomésticos e mais utensílios para cozinhar

Se há uma divisão que seguramente os hóspedes irão aproveitar ao máximo durante estadias longas, é a cozinha. Por isso é importante que esteja bem equipada e não lhe falte nada, desde os utensílios mais sofisticados até aos panos de cozinha. É também essencial ter alguns eletrodomésticos como máquina de lavar roupa, forno ou máquina de lavar louça. Um truque: fazer com que pareça uma cozinha viva!

10-Um kit de primeiros socorros na casa de banho para imprevistos

Na casa de banho de qualquer casa não pode faltar um kit de primeiros socorros. Ajudará os convidados a sentirem-se seguros em caso de acontecimentos imprevistos. Não devem faltar pensos rápidos, álcool, algodão, fita adesiva, gaze, etc.

*Baseado num inquérito solicitado pela Airbnb e conduzido pela OnePoll.

Todas as experiências e alojamentos incluídos neste comunicado de imprensa destinam-se a inspirar e ilustrar. A Airbnb não apoia ou promove estes anúncios ou qualquer outro alojamento ou experiência na plataforma. As descrições das experiências foram obtidas a partir dos anúncios afixados na plataforma Airbnb.

Todas as imagens incluídas neste documento só podem ser utilizadas para conteúdo editorial com base neste comunicado de imprensa. Não são permitidos outros usos.

Share this:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.