Home | AGENDA | Exposições | Exposição – Face à Vida Nua – no Museu do Chiado
Exposição - Face à Vida Nua - no Museu do Chiado

Exposição – Face à Vida Nua – no Museu do Chiado

“Face à Vida Nua” é o título da exposição, no Museu do Chiado, que reune obras de três artistas sobre contágio e direitos humanos, inspiradas no impacto da pandemia de covid-19.

A mostra, que é inaugurada na próxima quarta feira, vai ficar patente até 23 de janeiro de 2021, com curadoria de Emília Tavares, aborda o atual momento disruptivo “de medo, insegurança e desigualdade” enfrentado pela humanidade, informa o sítio ‘online’ do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), no Chiado, em Lisboa.

Luciana Fina apresenta um filme realizado no primeiro surto pandémico deste ano, em que se confronta com a devastação da paisagem natural por especulação imobiliária, “quando a pandemia parecia trazer uma nova esperança de repensar a sistémica agressão aos ecossistemas”, segundo um texto do museu.

João Pina fotografou, no Brasil, os habitantes de um dos mais emblemáticos edifícios modernistas de São Paulo, o Copan, construído em 1966, desenhado pelo arquiteto Óscar Niemeyer, que alberga cerca de 5.000 inquilinos.

“Nestes microcosmos da sociedade brasileira, revela-se uma complexidade social e económica endémica, mas também o mesmo desejo global de reinventar a existência”, refere a curadoria da mostra sobre esta obra.

Vasco Barata dedicou-se nos meses da pandemia à prática do desenho, dentro do seu espaço de trabalho, e, neste processo criativo, divagou sobre “as formas híbridas que simbolicamente nos habitam hoje, orgânicas, mutantes, erráticas”, descreve a curadoria.

“Os trabalhos aqui apresentados são assim um exercício de comunidade, um ato de respirar em comum, face à ‘Vida Nua’, conceito formulado por Giorgio Agamben, um dos mais polémicos filósofos da atualidade”, acrescenta o artista.

Lusa / CS

Share this:

About REDAÇÃO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

www.podopharm.pt
Translate »