Festival do Pão de Ló e Mostra de Doces Tradicionais - VIATURISTA Festival do Pão de Ló e Mostra de Doces Tradicionais - VIATURISTA
Festival do Pão de Ló e Mostra de Doces Tradicionais

Festival do Pão de Ló e Mostra de Doces Tradicionais

374

O Festival do Pão de Ló, Mostra Internacional de Doces Tradicionais, que se realiza de 8 a 10 de abril, na Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras, é um evento de referência do concelho, que acontece há mais de uma década, no “Fim de Semana de Ramos”.

O anfitrião do certame, o Pão de Ló de Margaride reinará como sempre. A grande novidade deste ano serão as 10 diferentes receitas de Pão de Ló nacional que se farão representar de Norte a Sul do país, incluindo das regiões autónomas. Para além do anfitrião, o nosso nobre e tradicional doce de páscoa, teremos doçaria de mais oito países representados.

Ao todo, estarão presentes nesta edição do Festival de Pão de Ló, 40 expositores provenientes de Norte a Sul do País e Ilhas e de vários pontos do mundo, a saber: Angola, Argentina, Brasil, India, França, Polónia e Venezuela. Poderá consultar os expositores no endereço: festivaldopaodelo.cm-felgueiras.pt .

A programação do evento inicia no dia 8 de abril, pelas 21h00, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro com a atuação do Quinteto de Metais do Ensemble Fonseca Moreira e Coros do Conservatório de Música de Felgueiras.

O certame que decorre na Praça Dr. Machado de Matos abre ao público no sábado, dia 9 de abril, às 10h00. A abertura oficial do evento, acontecerá pelas 15:00 de sábado, com uma recriação histórica que contará com a participação de todos os ranchos folclóricos do concelho, alusiva às comemorações do centenário do Teatro Fonseca Moreira. A população receberá calorosamente o grande benemérito do concelho de Felgueiras, António José da Fonseca Moreira, que à sua morte deixaria um enorme legado patrimonial e sociocultural à sua terra natal.

O segundo dia do evento termina com um espetáculo de Rita Guerra, às 22h00, que este ano se apresentará como a embaixadora oficial do evento e dinamizará algumas atividades no certame durante a tarde de sábado.

No domingo, dia 10 de abril, o festival abre ao público às 10h00. Às 11h00 haverá um espetáculo dedicado às crianças proporcionado pelo Avô Cantigas. A Banda de Música de Felgueiras atua no recinto do certame pelas 16h00.

O concerto de encerramento do evento será Requiem de Mozart” pela Banda de Música de Lousada – ACML; Coro Feminino CVS; Coro Audivi Vocem; Vocal Art Ensemble e pelos solistas Paulina Sá Machado (soprano), Marta Magalhães (contralto), Hélder Bento (tenor) e José Corvelo (barítono).
Fins de Semana Gastronómicos

De 08 a 10 de abril pode degustar nos restaurantes aderentes os pratos típicos selecionados. Presunto com broa, Bacalhau à Felgueiras, pão de ló de Margaride, regados com vinho verde, são algumas das iguarias que poderá degustar.

Durante esse fim de semana, os visitantes terão descontos nas suas estadias em Felgueiras.

Share this:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.