OMT anunciou o lançamento da Awake Tourism Challenge - VIATURISTA OMT anunciou o lançamento da Awake Tourism Challenge - VIATURISTA
OMT anunciou o lançamento da Awake Tourism Challenge

OMT anunciou o lançamento da Awake Tourism Challenge

668

A OMT lançou a segunda edição de sua principal competição global sob o título de “Awake Tourism Challenge”. O concurso identificará criadores que apresentem soluções inovadoras para enfrentar seis desafios diferentes, além de contribuir para o alcance dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS).

Para a edição de 2022, a OMT vai focar-se em seis aspetos específicos que merecem particular atenção neste momento, e que poderão desempenhar um papel decisivo na recuperação do setor do turismo, nomeadamente:

Envolvimento da comunidade: 80% das pessoas em “pobreza extrema” vivem em comunidades rurais, enquanto o turismo doméstico, rural e ecológico já surge como opções de viagem mais populares.

Economias Verde e Azul: O turismo pode ser uma fonte de oportunidades econômicas, ao mesmo tempo em que protege os ecossistemas naturais.

Criação de capital ecológico e sustentável: O capital sustentável possibilita a otimização da utilização de recursos e a redução das emissões de gases de efeito estufa, proporciona uma vantagem competitiva às empresas.

Tecnologia benéfica no campo do turismo: Os avanços tecnológicos revolucionaram o setor, principalmente desde o início da pandemia. Inteligência artificial, criptomoedas, blockchain, metaverso e NFTs certamente se enquadram nessa categoria.

Educação em turismo: Embora o turismo represente 10% dos empregos em todo o mundo, são necessários dados atualizados e novas ferramentas para educação e desenvolvimento de capacidades.

Empoderamento das mulheres: As mulheres tendem continuar sujeitas a empregos mal pagos e de menor status no turismo. As Startups com perspectiva de gênero podem dar uma contribuição fundamental para a igualdade.

Organizado em colaboração com Wakalua, o principal nó mundial de inovação em turismo, promovido pela Ávoris, o concurso conta também com o apoio de vários parceiros essenciais, como, entre outros, SPARK, a esfera de inovação do grupo Sommet Education localizada em Les Roches , e Ankh Impact Ventures (AIV), uma plataforma de investimento de capital de risco orientada para resultados com perspectiva de igualdade de gênero e raça. Também é fortemente apoiado pelos setores público e privado, representados pela Qatar Airways e Qatar Tourism, Singapore Tourism Board, KPMG, MasterCard, Amadeus, IE University, Telefónica, Wayra, ClarkeModet, The FarCo, BBVA, MentorDay , Finnova, Google for Startups, The Valley Digital Business School, Future Food Institute e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashviki, disse: “O retorno do turismo oferece uma oportunidade de liberar seu potencial para transformar vidas. A OMT incentiva startups de todo o mundo a enviar suas ideias, com o objetivo de permitir que nosso setor enfrente os principais desafios que enfrenta e faça do turismo um campeão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

As startups são convidadas a participar desde que:

Apresente candidatura para concorrer em um dos seis desafios;
Incluir um ou mais ODS;
Sejam inovadores e apresentem soluções de valor agregado;
Sejam orientados para a sustentabilidade;
Sejam expansíveis, com potencial de crescimento internacional e aplicação em empresas e destinos (países, regiões);
Sejam startups em estágio inicial ou série A;
Tenham um projeto piloto e um plano de negócios comprovados;
Que já passaram por um acelerador de inicialização;
Tenham uma equipe estabelecida com dedicação total.

As 12 startups mais inovadoras (2 para cada um dos desafios) receberão apoio para sua expansão. A OMT apresentará as melhores ideias aos seus Estados Membros, Membros Afiliados e investidores, e proporcionará às empresas selecionadas uma oportunidade única de networking. Além disso, a Organização oferecerá outros benefícios, como a oportunidade de apresentar uma ideia em um Dia de Demonstração especial da OMT e acesso ao suporte tecnológico e à rede de inovação da OMT, além de um programa de mentoria com sessões de treinamento individual e online. Questões como propriedade intelectual, sustentabilidade nos negócios e liderança, potencial financiamento inicial para fundadoras de startups do sexo feminino da Ankh Impact Ventures e uma incubação de três meses no SPARK Innovation Lab.

O período de submissão de candidaturas encerra a 31 de junho de 2022. As startups vencedoras serão anunciadas em outubro. Para obter mais informações e se inscrever, visite a página do UNWTO Awake Tourism Challenge.

OMT / CS

Share this:




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.