Opatija na Croácia o fascínio da Rainha do Adrático - VIATURISTA Opatija na Croácia o fascínio da Rainha do Adrático - VIATURISTA
Opatija na Croácia o fascínio da Rainha do Adrático

Opatija na Croácia o fascínio da Rainha do Adrático

Opatija na Croácia, é um importante centro turístico plantada nas margens do Mar Adriático. A Rainha do Adriático é um destino moderno, dotado do melhor que se exige atualmente em termos turísticos, com a particularidade de se destacar, pelas charmosas reminiscências dos tempos dos Habsburgos, a elite Austro-Húngara, que transformou a pequena aldeia, no principal centro de férias da aristocracia europeia.

Situada na Baía Kvarner na Croácia ocidental, com clima mediterrânico e localização paradisíaca, Opatija é um destino que continua a ser um refúgio elegante, que acolhe estudiosos e famosos, gerações de visitantes, atraídos pelo fascínio e pela magia dominante, plasmada na ambiência, na arquitetura e nos locais, com reputação de destino de topo.

Rodeada pela montanha e pelo Parque Natural Ucka, Opatija é opção privilegiada para férias de verão ou inverno, que conjuga na perfeição, a harmonia com a natureza, clima, parques e jardins, com os hotéis e antigas villas austríacas de traça arquitetónica que atravessou gerações, incorporando diferentes estilos clássicos, do barroco, ao veneziano e ao gótico alpino, a que se junta o famoso “Lungomare” o passeio marítimo com 12 Km, ou as praias do mar Adriático, que atraem turistas da Europa e de todo o mundo desde o século XIX.

Opatija entrou na órbita da aristocracia europeia, pela excepcional localização nas encostas arborizadas do Monte Ucka, com um pé no mar, mas também pelas caraterísticas do clima, das ervas medicinais e das águas minerais, estimulantes de saúde e bem estar, passando a ser um importante ponto de encontro da nobreza europeia, desejosa de repouso e convivência de classe, mas ansiosa pelo alivio das dores e melhor saúde.

A partir desse período, o turismo de saúde manteve-se como um dos principais segmentos da oferta turística, até à atualidade. Todos os anos, em março, o turismo de Opatija promove o seu festival “Wellness Open Days”.

No entanto, a presença de especialistas médicos e a oferta de uma ampla gama de serviços de spa e bem-estar, são apenas um dos motivos para visitar a cidade, porque atualmente, Opatija é igualmente conhecida como a “cidade dos festivais”, com um calendário anual, que reune um conjunto de eventos, que atraem milhares visitantes não só da Croácia, mas especialmente da europa central.

Como principal destino turístico da Croácia, Opatija é também o centro nacional por excelência, na realização de congressos e convenções, que ali tem lugar com frequência, devido à vasta gama de instalações e serviços que oferece, com uma interessante diversidade de atividades diurnas ou nocturnas e pela proximidade de alguns importantes centros europeus.

Opatija encontra-se numa posição geográfica de fácil acesso para os visitantes, por estrada, a 110 Km de Trieste em Itália e 175km de Zagreb a capital da Croácia, dos quais 159 Km em autoestrada, é servida em proximidade por linhas e rotas de autocarros, estações de caminho de ferro e cinco aeroportos internacionais a menos de duas horas de transfer, reúne ainda uma vasta rede de táxis e representações de rent-a-car.

Como diz a promoção local, “Todos os caminhos levam a Opatija” e como diz uma amiga frequentadora habitual de um pequeno reduto artístico no centro da cidade, “chegar é fácil, o difícil e sairmos depois de bebida a água, saboreada a gastronomia e convivido com as gentes locais.

C.S.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *