Pedro Machado defende suspensão das portagens ex-Scut - VIATURISTA Pedro Machado defende suspensão das portagens ex-Scut - VIATURISTA
Pedro Machado defende suspensão de portagens ex-Scut

Pedro Machado defende suspensão das portagens ex-Scut

94

Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, desafiou o Governo a suspender o pagamento de portagens nas ex-Scut, nos próximos seis meses, “já que está a limitar a circulação dos portugueses”.

O responsável pelo turismo da zona centro do país, fez estas declarações em Viseu, durante a apresentação da ‘Rota Dão e Petiscos’, que teve lugar no Solar do Vinho do Dão.

Preocupado com a situação que as microempresas enfrentam, João Machado, considera que os 10 milhões de euros que o estado deixaria de arrecadar nas ex-Scut, sendo um valor ‘curto’, pouco significativo, iria proporcionar às empresas do setor turístico, hotelaria e restauração, alguma capacidade de resiliência, face às consequências da pandemia.

Na mesma ocasião, o presidente do Turismo do Centro, também abordava a necessidade de prolongar o IVAucher, “a ideia de recuperar o IVA dos restaurantes, da cultura e do alojamento é uma medida que desafiamos o Governo a prolongar e a anunciá-lo, desde já, no limite mínimo, até ao primeiro semestre de 2022”, afirmou.

Pedro Machado lembrou que “o turismo foi responsável por 14,9% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019” e defendeu que um setor que “injetou na economia, direta e indiretamente, um valor tão significativo, precisa de ver reforçadas as suas ajudas”.

Na opinião deste responsável setorial do Turismo, “este Governo, que apresentou ao país um orçamento excedentário alavancado nas verbas do turismo”, tem a obrigação de ajudar estes empresários.

Fonte: Lusa

Share this:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.