Portugueses descobrem o país em férias de curta duração - VIATURISTA
Home » VIAGENS » AUTOCARAVANISMO » Portugueses descobrem o país em férias de curta duração
Portugueses descobrem o país em férias de curta duração

Portugueses descobrem o país em férias de curta duração

Os Portugueses estão a optar por fazer férias cá dentro, descobrir o país e as preciosidades que esconde, evitando grandes viagens para destinos que apesar da oferta e do preço, não garantem maior segurança sanitária e um regresso sem atropelos.

O que se tem verificado este Verão, é que as férias de curta duração passaram a ser mais populares entre os viajantes nacionais, com um boom das estadias em territórios de natureza, recantos e paisagens que tem merecido os maiores elogios. Para já, os mais recentes dados estatísticos, dizem-nos que os portugueses estão a lançar-se à descoberta do país, de sítios fantásticos, em locais perfeitos para uma curta estadia.

Com esta nova tendência, as empresas que oferecem viagens flexíveis estão em plena expansão, como a Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu.

Embora ainda existam bastantes limitações no que toca a viajar, a possibilidade de estar em contacto com a natureza e as constantes alterações nas restrições de viagens, contribuíram para que as escapadinhas mais curtas e isoladas, sejam a tendência de 2020. O termo micro-férias, frequentemente utilizado para viagens com uma duração inferior a 5 noites, começou a ganhar a atenção dos viajantes, durante a pandemia.

A popularidade desta tendência, é justificada pela flexibilidade que está associada ao planeamento de viagens mais curtas e pela acessibilidade dos preços que, geralmente, são menores. As micro-férias são normalmente sinónimo de destinos mais próximos de casa. Neste tipo de férias, normalmente, o destino final fica apenas a algumas horas de distância por via terrestre, quer seja através de uma road trip, ou ainda, através de transportes públicos.

Um estudo sobre as alterações climáticas, realizado pelo New York Times, revelou que um voo de 4023.36 km (2.500 milhas), liberta uma quantidade de gases com efeito de estufa suficiente, para derreter 3m² de gelo no Ártico, durante o Verão. Quando comparado, o impacto ecológico de viajar através de um veículo alugado, de um autocarro público, ou de comboio, para um local mais próximo de casa, é seguramente menor.

Tendo em conta as últimas tendências do mercado e ainda, o aumento da procura dos consumidores, por uma alternativa de viagem mais sustentável e independente, a Indie Campers anunciou recentemente, o lançamento da sua nova plataforma: um marketplace que surge como uma tentativa de colmatar a lacuna existente entre a procura e a oferta e que, de igual forma, conecta os proprietários de autocaravanas, através de uma comunidade “peer-to-peer”.

“No actual panorama do turismo, este movimento permite-nos alinhar ainda mais com as tendências sempre emergentes da economia de partilha, aumentando a nossa oferta de experiências de viagens flexíveis, autênticas e sustentáveis, e correspondendo ao crescente interesse generalizado: estar mais próximo da natureza e afastar-se das multidões”, diz Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers.

À medida que as restrições de viagem voltam a ser alteradas em toda a Europa, as micro-férias podem tornar-se a tendência da época. Nesse sentido, a Indie Campers reuniu uma lista de dicas para planear umas micro-férias inesquecíveis:

1. Planear com antecedência.

Marcar as datas importantes do ano com antecedência no calendário. O mesmo é válido para todos os fins de semana prolongados e feriados. Planear um itinerário de viagem acaba por fazer com que seja possível poupar algum tempo extra. Caso falte inspiração, a Indie Campers dispõe de variadas recomendações de itinerários, para todo o tipo de road trips.

2. Definir o orçamento para as férias.

Planear um orçamento com antecedência e anotar todas as despesas importantes, permite avaliar se será possível gastar algum dinheiro extra em bons restaurantes. De igual forma, esta estratégia pode ajudar a delinear o número de idas essenciais ao supermercado.

3. Levar apenas o essencial

O essencial para quem viaja numa autocaravana vai para além de roupas confortáveis e documentos de viagem. Ter à mão pequenos artigos, tais como, toalhitas para bebés; uma lanterna; repelente para insetos ou cabos USB, poderá ser bastante útil durante a estadia fora de casa.

4. Viajar por terra

Poupar dinheiro e de igual forma, o planeta. Optar por fazer uma road trip durante as férias, ou utilizar transportes públicos para chegar ao destino final, são duas opções que são certamente positivas não só, para a carteira de quem viaja, como também, para o ambiente.

5. Desconectar do telemóvel

Decidir previamente e de forma consciente, desligar do mundo online durante a viagem, é um passo importante para o aproveitar ao máximo e na sua plenitude, o merecido tempo de descanso. Para sobreviver ao vício de fazer um scroll constante no smartphone ou de responder a emails, é importante garantir que existe algum entretenimento alternativo. Para este fim, existem alguns itens essenciais que não devem faltar dentro da mala de viagem: um bom livro (ou mais, livros nunca são em demasia); cartas e jogos de tabuleiro, são alguns exemplos.

Sobre a Indie Campers:

A Indie Campers é a empresa líder no aluguer de autocaravanas na Europa. Atualmente conta com uma frota de mais de 1.200 veículos em 40 cidades em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Croácia, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Islândia e Áustria e nas ilhas do Mediterrâneo Córsega, Sardenha e Sicília. As autocaravanas podem ser levantadas e depositadas em diferentes localizações, permitem assistência em viagem 24h, 7 dias por semana, de maneira a proporcionar a melhor experiência possível de road trip. Incluem também frigorífico, kit de limpeza e ar condicionado. Entre os extras disponíveis, existem transfer de ida e volta para o aeroporto, roupa de cama, bicicletas, pranchas de surf, mesas e cadeiras de exterior, entre outros. A Indie Campers conta já com clientes de mais de 130 nacionalidades e mais de 200.000 noites em autocaravanas. Mais informações no site e Instagram.

Facebooktwitterlinkedinrssyoutube

About REDAÇÃO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

5 dicas para a primeira saída em autocaravana

5 dicas para a primeira saída em autocaravana

Aquilo que para alguns já não é novidade, para muitos poderá revelar-se uma experiência de viagem transformadora. Falamos do autocaravanismo, forma de turismo que tem aumentado significativamente em popularidade desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus.