Home | GASTRO & VINHOS | Receitas | Sopa de Lingueirão para Gastrónomos exigentes
Sopa de Lingueirão para Gastrónomos exigentes
Sopa de Lingueirão para Gastrónomos exigentes

Sopa de Lingueirão para Gastrónomos exigentes

O lingueirão faz parte da lista de bivalves que abundam no Algarve, normalmente apanhado entre marés, dá origem à confeção das mais variadas receitas, como protagonista ou como suplemento, complementando outras receitas desde as que fazem parte da cozinha popular ou tradicional até à muito exclusiva cozinha gourmet.

Apreciado por todo o mundo, é rico em ferro carateriza-se pela frescura de mar, associado ao sabor dos ingredientes com que é confecionado, o que permite aos Chef´s mais credenciados, a criação de pratos de autor, com ou à base de ligueirão, para prazer de todo o bom gatrónomo.

A receita de “Sopa de Lingueirão” que aqui apresentamos faz parte do livro de “Cozinha Regional do Algarve”, uma Edição da Regiãode Turismo do Algarve, entidade que tem apostado na divulgação da cozinha algarvia, como reforço da promoção turística regional, através das mais diversas iniciativas que apoia ou patrocina.

Receita: Sopa de Lingueirão:

INGREDIENTES:

– 1 kg de lingueirão
– 4 cl de azeite
– 150 g de tomate fresco
– 100 g de cebolas
– 120 g de massinhas ou arroz
– 2 ovos
– ½ limão
– ¼ de molho de coentros
– ¼ de molho de salsa
– 1 folha de louro
– sal e pimenta q.b

PREPARAÇÃO:

Lave o lingueirão em água fria para retirar as impurezas. Num tacho com água coza o lingueirão, de seguida escorra o caldo da cozedura utilizando um passador fino e reserve-o num recipiente até o voltar a utilizar, retirando de seguida o miolo do lingueirão.

Volte a lavar o miolo em água fria,  antes de o cortar em pequenos troços, deve ter atenção e retirar a tripa que se encontra por vezes com areia, o que requer cuidado seguido da lavagem em água corrente.

Leve um tacho ao fogo, adicione o azeite e deixe aquecer, de seguida junte a cebola picada/fina e a folha de louro.

Entretanto retire os pés aos tomates e escalde-os em água a ferver, para mais facilmente lhes retirar as peles a as sementes. Corte os tomates em cubos pequenos.

Junte ao refogado, sem deixar alourar. Mexa com uma colher de pau. Adicione o caldo onde foram abertos os lingueirões. Tempere com sal e pimenta. Deixe ferver.

Junte o lingueirão, as massinhas ou o arroz. Depois da massa cozida, junte os ovos batidos. Mexa com umas varas de cozinha. Adicione umas gotas de sumo de limão, salsa e coentros picados.

Nota: Esta sopa deverá ficar um pouco espessa.

Receita do Livro de Cozinha Regionaldo Algarve / Edição da Regiãode Turismo do Algarve

Share this:

About REDAÇÃO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

www.podopharm.pt
Translate »